segunda-feira, julho 28, 2003

Pai natural

Na última vez em que estive com meus amigos de faculdade eu me sentei ao lado do único deles que já é pai. Ele foi o primeiro a se casar e o primeiro a dar a passo seguinte na linha evolutiva do macho feliz.
O moleque já tem um ano e meio e parece que será ainda maior do que o pai.

Estar ao lado daquele cara me deixou assistir a uma série de comportamentos engraçados do moleque, de arremesso de descansos de copo a lutas entres pirulitos de chocolate. O medo de ser atingido por um desses perigosos projéteis era real e seu estava muito ligado.
Quando o carrinho de sobremesas se aproximou da gente, os olhos do menino brilharam e ele esqueceu que me conhecera apenas naquele dia e se jogou no meu colo.
Demorei em entender que ele queria um pirulito com a cara do Piu-piu, mas até que a tentativa de comunicação estava indo bem.
Depois de pagar a conta, todos se levantaram da mesa e o menino avistou no final do salão a movimentação dos garçons. Acho que ele sabia que não podia ir até lá sozinho e não teve dúvidas em pegar a minha mão e me arrastar para um rolê.
Os pais riram muito quando viram as duas crianças passeando e ficaram satisfeitos com a integração do filho à turma.

Outra situação parecida aconteceu durante o churrasco com a turma do curso.
A casa de um dos colegas tinha um quintal enorme e o doido tinha instalado uma mini cama elástica para entreter a filha pequena. Obviamente boa parte dos convidados se aventuraram a dar seus pulos, mas eu fui o mais entusiasmado. Acho que foi por isso que a filha do namorado de uma amiga quis me acompanhar nos pulos.
Foi muito gostoso ouvir a gargalhada dela enquanto eu me descabelava e pulava como se tivesse a idade dela. Foi mais engraçado ainda quando o pai quis me substituir e a menina disse que preferia brincar comigo.

Uma amiga peruana me disse que isso se chama sangre ligera.
Isso tem a ver com a confiança instintiva que as crianças sentem em algumas pessoas e a identificação que rola com essas pessoas mesmo que eles tenham se conhecido há pouco.
Segundo ela, uma criança não teria condições de julgar de forma muito racional a índole de uma pessoa e a confiança seria em algo mais básico do que conhecimento e experiência.
Eu prefiro pensar que a criança se identifica com meu comportamento meio irresponsável e até meio bobo. Ela deve ser enxergar em mim e passa a se sentir à vontade de uma forma bem natural. Acabamos agindo quase que da mesma maneira, mesmo com a diferença de idade.

A mãe da Ísis também me disse que eu tenho tudo para ser um bom pai. Acho que ela sentiu isso quando me ouviu falando da minha sobrinha.

Essa “habilidade nata” não deixa de ser curiosa em uma pessoa que não curte muito a idéia de presença de crianças, ao menos não as crianças que dão “piti” e que gritam como loucos em ambientes públicos. Sou meio chato com projetos de gente que fazem o que querem e que atrapalham a vida dos outros.
Não sei como isso vai acontecer no dia em que cara lá de cima decidir que tenho que cuidar de outra cabeça grande, além da minha. Fico com receio de que eu não saiba criar o pimpolho e fazê-lo se comportar da forma como eu acho que seria adequada.

Como isso ainda está longe de acontecer, vou deixar o barco correr e a natureza fazer o seu trabalho. Afinal de contas, eu tenho sangre ligera.

Sem comentários: