quarta-feira, outubro 01, 2003

O lembrador de nomes

Alguém aí sabe como se chama o cachorro que acompanhava o Jonny Quest nos desenhos?
E o nome do maior adversário do Sawamu dentro dos ringues do chutebox?
Ou ainda o nome dragão alado que soltava raios pelos olhos no desenho dos Herculóides?


Pois é. Muita gente nem deve fazer idéia do que estou falando. Muita gente deve achar que eu não saí da infância e que sou meio bitolado por trash culture. Muita gente deve ainda achar que não tenho coisa melhor a fazer a não ser ficar fissurado em frente à TV em busca do programa mais besta que eu puder encontrar.
Isso não está tão longe da verdade, mas não é bem o motivo de eu ter escrito este texto.
Queria falar um pouco sobre a minha paixão por nomes e sobre a impressão que isso causa em quem me conhece um pouco mais.

Tenho certeza que pouca gente se lembra do alter-ego do Ultraseven do seriado japonês!!
Duvido que exista alguém em sã consciência que saiba o nome do jogador de basquete que dividia com o Abdul Jabbar o modelo de óculos de proteção durante os jogos do time do Lakers durante o final dos anos 80!!
Será que alguém sabe o nome do treinador da Nadia Comaneci na época da primeira nota 10 ou do nome da ginasta russa, campeoníssima na olimpíada anterior, que foi destroçada pela romena franzina?


Algumas pessoas têm facilidade para números de telefone, outras para reconhecer rostos e outras ainda para letras de músicas. Eu nunca fui especialmente bom para nada disso. Meu negócio sempre foram os nomes.
Nomes de países, nomes de cantores, de bandas, de filmes, de atrizes pornô, enfim, todo e qualquer tipo de nome sempre foi comigo.
Isso era especialmente útil quando alguém da turma tinha que ligar para uma mulher que havia conhecido no dia anterior: era só me acionar e surpreender a moça ao se lembrar do nome dela mesmo só tendo tido poucos minutos de papo.
Quisera eu ter um back office tão bom assim!!

Mais algumas: o nome do filme onde o Richard Harris ficava pendurado em ganchos presos ao peito só para ser aprovado naquele ritual indígena?
O nome do vencedor da primeira maratona das Olimpíadas da era moderna?
E o nome verdadeiro do Lênin?
Nessa linha: em que país morreu Trostky e qual o nome do líder que foi assassinado e provocou o início da Primeira Guerra?


Gosto de saber os nomes das pessoas para mostrar que me importo com elas.
Isso vale para o porteiro do meu prédio (grande Josafá), para o garçom que sempre capricha nas porções de batata frita no almoço (Zivaldo com tudo) e para o catalão safado que me trouxe um monte de problemas na empresa (bendito Xavi).
Ao chamar as pessoas pelo nome me sinto mais próximo delas e isso vira e mexe me abre diversas portas.

As últimas: quem era o companheiro da Tartaruga Touché no desenho animado?
O nome do médico alemão que era insistentemente chamado naquele clássico desenho do Pica Pau?
A moça que contracena com o Prince no filme Purple Rain?


Sei que este texto não tem muito a ver com nada que tenho feito ultimamente, mas achei que seria legal poder desencanar um pouco de coisas sérias e escrever um pouco de besteiras de forma intencional.
As outras besteiras saem sem querer. Juro!!

Sem comentários: